Alunos com altas
habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das
seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança,
psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento
na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse (BRASIL, 2008, p.
9).
“[...] crianças superdotadas e talentosas
são aquelas que possuem ou são capazes de desenvolver
este conjunto de traços e aplicá-los a qualquer área potencialmente valorizada
do desempenho humano”.(RENZULLI, 2004, p. 85)
Deve-se entender por “traços” as formas estáveis do comportamento, ou seja, aquelas que permanecem com freqüência, intensidade e consistência no repertório dos comportamentos da pessoa, de forma a poderem ser registrados em épocas diferentes e em situações semelhantes.(BRASIL, 1995).
Deve-se entender por “traços” as formas estáveis do comportamento, ou seja, aquelas que permanecem com freqüência, intensidade e consistência no repertório dos comportamentos da pessoa, de forma a poderem ser registrados em épocas diferentes e em situações semelhantes.(BRASIL, 1995).
Observa-se os comportamentos de superdotação em ALGUMAS CRIANÇAS (mas não em
TODAS elas), em ALGUNS MOMENTOS (não em TODOS os momentos) e sob CERTAS
CIRCUNSTÂNCIAS (e não em TODAS as situações de sua vida).
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